O conceito de velocidade média é simples:
A velocidade média mede a rapidez de um movimento e pode ser calculada pela razão do deslocamento efetuado pelo móvel com o intervalo de tempo correspondente para efetuar tal deslocamento.
Vm = deslocamento / intervalo de tempo
Apesar do nome "Velocidade média", a mesma não significa que temos que tirar a média aritmética das velocidades. Na verdade, temos que levar em consideração o tempo que o móvel ficou com uma certa velocidade média e é óbvio que a velocidade média total fica com o valor mais próximo dessa velocidade média que o móvel ficou por mais tempo.
Por exemplo, se um carro vai do Rio de Janeiro até Salvador(BA), passando por Vitória(ES), e desenvolve uma velocidade escalar média de 40 km/h do Rio de Janeiro até Vitória (levando 8 horas no percurso) e depois desenvolve uma velocidade escalar média de 100 km/h de Vitória até Salvador (levando 2 horas no percurso). A velocidade escalar média total, isto é, a velocidade escalar média do Rio de Janeiro até Salvador, fica com um valor mais próximo de 40 km/h do que de 100 km/h, pois o carro ficou "mais tempo" com 40 km/h do que com 100 km/h.
Pode-se calcular essa velocidade escalar média total, fazendo a média aritmética PONDERADA, levando em consideração os intervalos de tempos como pesos:
Vm = [(40 x 8) + (100 x 2)] / (8 + 2) -----> Vm = 52 km/h.
Observe que o resultado está mais próximo de 40 km/h do que de 100 km/h.
No entanto, apenas dá para fazer assim, se conhecemos os tempos que o móvel ficou com as velocidades médias intermediárias. Caso não tenha esse dado, vejam o vídeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=jghbEKCsVAM
Nenhum comentário:
Postar um comentário