Para encontrar a OG de um número, primeiro temos que colocá-lo em notação científica, ou seja, na forma:
N = m.10x
Onde m deverá ser maior ou igual a 1 e menor do que 10.
Agora que vem a confusão. Cada autor de livro-texto assume uma regra para encontrar a OG de um número. Eu particularmente gosto de usar o conceito, fazendo uma reta tomando os valores das potências de 10, olhe o exemplo abaixo, tirado do livro Curso de Física da Beatriz Alvarenga.
Mas há outra regra, que diz:
Se o número m for maior ou igual a 3,16, então soma-se 1 ao expoente da potência de 10 desse número N.
Se o número m for menor que 3,16, então a OG será a própria potência de 10 do número N.
OBS.: 3,16 é, aproximadamente, a raiz quadrada de 10 (101/2), pois é a metade entre 100 e 101
Veja o vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=dzX2tiCJK4Q
Espero ter ajudado.
Se o conceito de ordem de grandeza é a potência de dez mais próxima do número, a segunda regra não está clara. Imagine o número 400, (4 x 10^2), que de acordo com a segunda regra, a OG seria 10^3 (1000). Mas 400 não está mais perto de 1000 e sim de 100 (10^2) corroborando com a autora Beatriz Alvarenga.
ResponderExcluirPois é Geovane,isso é desacerto entre os próprios autores de livro didático. Há livros de Física que nem tocam mais.no assunto ou outros que utilizam o número 5,5 como comparação, que é a média entre 1 e 10.
ExcluirEu mesmo, em minhas aulas, não utilizo muito o conceito de OG, até pq os vestibulares tb o estão esquecendo.
Abraços.
Olá. Preciso fazer um artigo baseado na regra de arredondamento em base 10. Onde encontro livros que citam as variadas formas de regra de arredondamento?
ResponderExcluirOlá, o livro As Faces da Física citam uma maneira diferente de encontrar o OG e, no livro do professor, há um comentário o motivo de usar tal regra. O livro Curso de Física Vol 1 cita outra regra e o livro Fundamentos da Física outra.
Excluir